quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Hotéis, pousadas e chácaras

Chácara Gruta de Lourdes:
http://www.chacaradelourdes.com/

Hotel Acapulco
http://www.hotelacapulcodtna.com.br/

Hotel Estilo de Minas
http://www.hotelestilodeminas.com.br/

Hotel Santiago
www.diamantinanet.com.br/hotelsantiago

Hotel Tijuco
www.diamantinanet.com.br/hotelsantiago

Pousada Caminho dos Escravos
http://www.pousadacaminhodosescravos.com.br/

Pousada Castelinho
http://www.pousadacastelinho.com/

Pousada da Seresta
http://www.pousadadaseresta.com.br/

Pousada do Garimpo
http://www.pousadadogarimpo.com.br/

Pousada do Tropeiro
www.diamantinanet.com.br/pousadadotropeiro

Diamantina - Informações

O município localiza-se na Mesorregião do Jequitinhonha, estando a sede a 298 km de distância por rodovia da capital Belo Horizonte. A cidade está situada a uma altitude de 1.280 m, emoldurada pela Serra dos Cristais, na região do Alto Rio Jequitinhonha.


Conhecida inicialmente como Arraial do Tijuco ou Tejuco, a cidade emancipou-se do município do Serro em 1831, passando a se chamar Diamantina por causa do grande volume de diamantes encontrados na região. Essas pedras eram extraídas em grandes quantidades pela Coroa de Portugal, durante o século XVII.
A vida em Diamantina no final do século XIX foi retratada por Alice Brant no seu livro Minha vida de menina, que se tornou um marco da literatura brasileira após ter sido redescoberto por Elizabeth Bishop.
Em 1938, Diamantina comemorou seus 100 anos de elevação à categoria de cidade, recebendo do IPHAN o título de Patrimônio Histórico Nacional. E, no ano de 1999, foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

 Caminho dos Escravos

Foto: Ricardo Moraleida A cidade é um dos destinos da Estrada Real, um dos roteiros culturais e turísticos mais ricos do Brasil.
A cidade é conhecida por suas Serestas e da Vesperata, que é um evento em que os músicos se apresentam à noite, ao ar livre, das janelas e sacadas de velhos casarões, enquanto o público assiste das ruas e principalmente do bar Esquina da Quitanda localizado no centro da cidade às canções populares e clássicas tocadas.
Diamantina também apresenta hoje um dos mais famosos carnavais de rua do Brasil.


Caminho dos Diamantes

O chamado Caminho dos Diamantes foi uma das Estradas Reais surgidas no Brasil em função da mineração, no século XVIII.

Às grandes vias que vinham de São Paulo e do Rio de Janeiro até às Minas, somavam-se trechos regionais, abertos na década de 1730 para o acesso à região diamantífera, entre os quais se destaca esta via - o Caminho dos Diamantes -, estabelecida desde 1729, após a descoberta de diamantes na região do Serro Frio.

O seu percurso ligava a sede da Capitania, Vila Rica (atual Ouro Preto), à sede do distrito diamantífero, o Arraial do Tijuco (atual Diamantina). A partir da Vila Rica alcançava a Vila do Ribeirão do Carmo de onde inflectia para o Norte, rumo ao Tijuco, passando por Catas Altas, Santa Bárbara, Conceição (atual Conceição do Mato Dentro) e Vila do Príncipe (atual Serro). Uma variante deste trecho, entre Santa Bárbara e Cocais, conduzia a Sabará, por Vila Nova da Rainha. Por estas vias se dava o abastecimento da região diamantífera, a imigração e o escoamento da sua produção mineral.








Pontos Turísticos